Cultura

São Jorge, no verão, é conhecida pelas suas festas, como a Semana Cultural das Velas e o Festival de julho, na Calheta.

Origem e identidade...

Crê-se que navegadores portugueses terão deparado com São Jorge em conjunto com as outras ilhas que a rodeiam. O povoamento terá começado por volta de 1460, sendo a segunda ilha do grupo central a ser habitada. Passada uma década foram instituídos vários núcleos populacionais nas costas oeste e sul, incluindo Velas.

O seu casario foi sendo construído em conformidade com a paisagem envolvente. Na ilha poderá ver pitorescos portos que são porta de entrada para casas e igrejas seculares com histórias para contar. A arquitetura religiosa tem expoente máximo na igreja de Santa Bárbara, classificada como Monumento Nacional.

Artesanato

As colchas de ponto alto destacam-se no artesanato da ilha e continuam a ser manufaturadas em teares de madeira na Fajã dos Vimes.

As suas festividades

Em abril comemora-se nas Velas as festas de São Jorge, contando com procissões, exposições e espetáculos musicais. No mês de maio, tal como nas restantes ilhas, celebra-se as Festas do Espírito Santo onde se organizam diversas romarias para as várias fajãs, terminando em arraiais populares animados por música tradicional. No entanto, as principais festas da ilha são a Semana Cultural das Velas e o Festival de julho, na Calheta. Ambas no mês de julho, oferecem um cartaz cultural com exposições, palestras, cortejos etnográficos, música popular e animação noturna. São muitos os habitantes das restantes ilhas que aproveitam estas festividades para rumarem a São Jorge.

Atrações que vai
gostar de visitar

Experiências que vai gostar